segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas - James Petterson

Autor: James Petterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 223
Ano: 2011



Sinopse: "Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou."





Esta é a história de Suzana, Matt, Nicolas e Katie, onde Suzana é esposa de Matt, Katie a namorada e Nicolas o filho. Muito confuso né?!O livro se divide em duas partes: Katie, onde conta o desespero da moça ao ser deixada por Matt, e O Diário de Suzana.

Katie é uma jovem editora de romances de Nova York e encontra-se arrasada após Matt romper com o namoro que já durava um ano. Ela fica com muita raiva dele e não se conforma com esse rompimento inesperado, pois tudo estava indo maravilhosamente bem entre eles.
No dia seguinte ao rompimento ela encontra em frente a sua porta um embrulho que contém " O Diário de Suzana para Nicolas" e um bilhete escrito por Matt, dizendo para ela que nesse diário ela encontraria todas as respostas e explicações que ele não pôde dar.

Conforme Katie vai lendo o diário, vai descobrindo tudo sobre o passado de Matt, do qual ele nunca falava muito, descobre que Suzana é sua esposa e que o diário foi escrito para o filho deles: Nicolas.

No diário Suzana também conta sua história de vida. Ela era uma médica de Boston, que tinha um cachorro de nome Gus, que um dia sofreu um ataque cardíaco, devido a sua vida corrida e agitada e então resolveu se mudar para a pequena ilha chamada Matha's Vineyard, onde encontrou seu grande amor Matt.

Será que Matt estava traindo aquela mulher maravilhosa? Porque nunca havia contado tudo isto para Katie? Agora ele tinha voltada para a esposa? Agora mais do que nunca Katie precisa ler o diário até o fim para saber o que que realmente aconteceu.

O Diário de Suzana para Nicolas é um romance curto, simples, fácil de ler, envolvente e muito emocionante. Posso antecipar que não é uma história onde duas mulheres disputam o mesmo homem, é na verdade uma grande e surpreendente história de amor.
Leiam e descubram por vocês mesmos o final dessa linda história.

domingo, 10 de novembro de 2013

Resenha: Quando Ela Se Foi - Harlan Coben

Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 250
Ano: 2011


Sinopse: " Dez anos atrás, Myron Bolitar e Terese Collins fugiram juntos para uma ilha. Durante três semanas, eles se entregaram um ao outro sem pensar no amanhã. Depois disso, os dois se reencontraram apenas uma vez, quando Terese ajudou Myron a salvar seu filho e então foi embora, sem deixar vestígios. Agora, no meio da madrugada, ela telefona: "Venha para Paris."
Terese pede a ajuda de Myron para localizar o ex-marido, Rick Collins, que telefonara depois de anos implorando que ela o encontrasse na capital francesa. Eles logo descobrem que Rick foi assassinado e que Terese é a principal suspeita. Porém algo mais atordoante é revelado: perto do corpo havia logos fios de cabelo louros e uma mancha de sangue que o exame de DNA revelou pertencer à filha do casal. Só que sua filha morrera em um acidente de carro muitos anos antes. Logo Myron se vê perseguido nas ruas de Paris e de Londres. As agências de segurança de quatro países parecem querer as mesmas informações de que ele precisa para desvendar a morte de Rick e o destino da filha que Terese pensava ter perdido para sempre."


Este é mais um caso de Myron Bolitar, que é uma série de Harlan Coben, mas você não precisa necessariamente ler todos os livros para entender as histórias e os personagens.
Myron era uma grande promessa no basquete, mas viu seu sonho acabar quando teve uma grave lesão no joelho. Então ele foi para Harvard e se formou em direto, entrou para o FBI e mais tarde abriu uma agência onde trabalha como agente de atletas e celebridades e, quando amigos o solicitam, também atua como detetive.

Myron recebe uma ligação de Terese, com quem teve um caso de amor no passado e que não vê a quase oito anos. Como seu atual relacionamento estava chegando ao fim, ele parte para Paris para encontrá-la.

Terese foi para Paris quando recebeu uma ligação de seu ex-marido, dizendo que tinha algo para lhe contar que mudaria suas vidas. Chegando lá ela descobre que ele foi assassinado e que ela é a principal suspeita.

A trama é focada no assassinato de Rick e na busca por informações que possam revelar se a filha do casal, que morreu num acidente de carro dez anos antes, está mesmo morta. Ambos se envolvem em perseguição e torturas e Myron vai descobrindo que Terese sabe mais do que está lhe contando. Então ele e seu grande amigo Win resolvem abrir a cova da filha de Terese para recolher amostras e fazer um DNA.

Não vou dizer qual o foi o resultado do DNA, tenho que deixar que vocês descubram, mas posso garantir que o final é surpreendente.
Adorei ler Harlan Coben!





Resenha: A Cabana - William P. Young


Autor: William P. Young
Editora: Sextante
Páginas: 256
Ano: 2008


Sinopse: " Durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phllips é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa velha cabana. Após quatro anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à cabana onde aconteceu a tragédia. Apesar de desconfiado, ele vai ao local numa tarde de inverno e adentra passo a passo o cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre. Em um mundo cruel e injusto, A Cabana levanta um questionamento atemporal: se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar o nosso sofrimento? As respostas que Mack encontra vão surpreender você e podem transformar sua vida de maneira tão profunda como aconteceu com ele."


"Primeiro lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times"
Esta é a história de Mack contada por seu amigo Willie.
Logo no prefácio nos deparamos com a seguinte frase:
"Se você odiar esta história, desculpe, ela não foi escrita para você."


Mack Allen é um homen comum e feliz, casado com Nan, com quem teve cinco filhos.
Porém em  uma viagem a um parque no Oregon, uma tragédia marca a vida dessa família para sempre: a filha mais nova do casal, Missy, desaparece misteriosamente.
As autoridades do camping e a polícia imediatamente começam as investigações, mas a única pista que encontram são indícios de que ela teria sido assassinada em uma velha cabana.
O corpo da menina nunca foi encontrado.

Após quatro anos do desaparecimento de Missy, Mack recebe um estranho bilhete com um convite para voltar a velha cabana abandonada. Cheio de dúvidas e com uma grande tristeza em seu coração ele decide ir até lá. 

Na cabana ele se encontra com Deus, Jesus e o Espirito Santo, e, com inúmeras conversas sobre vida, morte, dor, perdão, fé e amor, Mack compreende os episódios mais tristes de sua vida.


A  Cabana é um livro de ficção que gerou muitos comentários, elogios e muita polêmica.
Ele tem um contexto religioso, mas que mostra Deus de uma maneira diferente e que nos faz refletir sobre o conceito chamado Divindade.
A parte mais legal é onde Deus fala que ama todas as pessoas independente de religião ou ideologia:
"O que vejo são as pessoas e suas vidas, uma comunidade que vive e respira, feita de todos que me amam, e não de prédios, regras e programas."
Eu gostei muito desse livro, mas varia de pessoas para pessoa. Só lendo pra saber se você vai se identificar ou não.

Curiosidade: este livro foi recusado por 26 editoras até ser lançado e virar best-seller mundial.


sábado, 9 de novembro de 2013

Resenha: Marina - Carlos Ruiz Zafón

Editora: Suma de Letras
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Páginas: 192
Ano: 2011



" Em maio de 1980, desapareci do mundo por uma semana. No espaço de sete dias e sete noites, ninguém soube do meu paradeiro. (...) Uma semana depois, um policial à paisana teve a impressão de conhecer aquele garoto; a descrição batia. O suspeito vagava pela estação de Francia como uma alma penada numa catedral de ferro e névoa. O policial me abordou com um ar de romance de terror. perguntou se emu nome era Óscar Drai e se era o rapaz que havia sumido sem deixar rastros do internato onde estudava. (...) Na época, não sabia que cedo ou tarde, o oceano do tempo nos devolve as lembranças que enterramos nele. Quinze anos depois, a memória daquele dia voltou para mim. Vi aquele menino vagando entre as brumas da estação de Francia e o nome Marina se acendeu de novo como uma ferida aberta."


Oscar Drai era um menino de 15 anos que estudava em um internato em Barcelona.
Todos os dias ele esperava ansioso pelas cinco e vinte da tarde, quando as aulas acabavam e os internos ganhavam três horas livres para estudo, mas Òscar nunca dedicava esse tempo ao estudo, pois saia todos os dias para passear e conhecer a cidade.

Numa dessas saídas ele conhece Marina. Os dois se tornam grandes amigos e , juntos, se aventuram em uma história que os leva de volata ao passado, o passado esquecido da velha Barcelona.

Marina leva Óscar até o cemitério para ver uma mulher que vem coberta por um manto negro visitar um túmulo todos os dias e na mesma hora. Eles decidem segui-la para desvendar o mistério que existe por trás daquela mulher de negro.

Remexendo no passado eles conhecem a história de Mijail Kolvenick. Um homem que tem uma estranha obsessão por ajudar pessoas deformadas, construindo todo tipo de próteses.

A essa altura eles não podem mais voltar atrás, pois já se envolveram bastante  numa história que ainda não teve seu fim.

Quando tudo acaba, Óscar decide manter tudo em segredo, pois seria muito provável que ninguém acreditasse mesmo.


      " Todos temos um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma. Este é o meu."

Esse livro do Carlos Ruiz Zafón é bem curtinho, mas muito intrigante e com bastante suspense. Na nota ao leitor, ele diz que o sonho dele era escrever pra leitores de todas as idades. Com certeza este livro é para ser lido em qualquer fase da vida e não só uma vez.

domingo, 3 de novembro de 2013

Resenha: Roubada - Lesley Pearse

Editora: Novo Conceito
Autor: Lesley Pearse
Páginas: 376
Ano: 2011


Sinopse: "Quando uma bela moça loira foi encontrada desacordada em uma praia, ela não tinha nenhuma lembrança de quem era ou dos horrores pelos quais havia passado antes de chegar ali. A esteticista Dale não via Lotte Wainwright há tempos, mas, para seu  pesar, reconheceu a miga na foto publicada pela imprensa local em um artigo que noticiava as misteriosas circunstâncias do aparecimento da jovem que, recentemente, havia dado à luz.
Após uma longa separação entre Lotte e Dale, uma perigosa sequência de segredos, mentiras e pesadelos tem início. O que aconteceu com Lotte? Alguém queria mata-lá? E, o pior, o que acontecera com o bebê que dera à luz?"


David Mitchell  sempre saía as 6 horas da manhã para correr na orla costeira com o cachorro do seu vizinho, o ToTó. Naquele dia, porém, o cachorro parou na água e começou a puxar alguma coisa que David não conseguia ver de longe. Ao se aproximar ele percebe que é uma mulher, com o cabelo cortado brutalmente, o rosto descamado e com vários machucados. Ele chama a ambulância, e ela é  levada ao hospital. Lá descobrem que ela recentemente havia dado à luz e que não se lembra de nada do que aconteceu.

Dale e Scott, que trabalharam num cruzeiro junto com Lotte, mas que perderam contato com ela após o término do trabalho, a reconhecem numa foto no jornal que falava sobre o seu misterioso aparecimento. Então resolvem procurar pela sua família. Logo percebem o porquê dela nunca mencionar nada sobre eles: um pai ausente e uma mãe sem sentimento algum pela filha.
Logo em seguida também aparecem Simon e Adam, cabeleireiros que a ajudaram quando ela estava começando a sua vida profissional.

As lembranças de Lotte, todo o sofrimento e todas as coisas horríveis pelas quais passou depois de deixar o cruzeiro, começam a surgir quando ela e sua amiga Dale são sequestradas. Aparentemente Lotte parece ser uma moça muito frágil, mas ela tem uma força gigantesca que é revelada conforme o desenrolar da estória acontece.

Roubada é um daqueles livros que você começa e não consegue mais largar até saber o que realmente aconteceu. Pra quem gosta de suspense e mistério vale  muito a pena ler.
Gente, gostei muito de Lesley Pearse e confesso que estou ansiosa para ler o próximo livro dela que comprei: Belle.